Scilab Website | Contribute with GitLab | Mailing list archives | ATOMS toolboxes
Scilab Online Help
5.3.3 - Português

Change language to:
English - Français - 日本語 -

Please note that the recommended version of Scilab is 2024.0.0. This page might be outdated.
See the recommended documentation of this function

Ajuda Scilab >> Biblioteca de Gráficos > 3d_plot > param3d_properties

param3d_properties

description of the 3D curves entities properties

Descrição

A entidade Param3d é uma folha na hierarquia de entidades gráficas.

visible:

este campo contém o valor da propriedade visible para a entidade. Pode ser "on" ou "off" . Por padrão, as curvas são visíveis, a propriedade é "on". Se "off" as curvas não são desenhadas na tela.

data:

este campo contém as coordenadas de curvas 3d. É a matriz [X,Y,Z] tal que X(:,i), Y(:,i), Z(:,i) contém as coordenadas 3d da i-ésima curva. Este campo contém o valor padrão da propriedade line_style para objetos segmentos, arcos, retângulos e poligonais.

line_mode:

este campo contém o valor padrão da propriedade line_mode para a poligonal. O valor pode ser "on" (linha desenhada) ou "off" (nenhuma linha desenhada).

line_style:

este campo seleciona o tipo de linha a ser utilizada para desenhar linhas. O valor deve ser um inteiro em [0 6]. 0 significa linha sólida, o restante seleciona tracejados (ver getlinestyle).

polyline_style:

este campo seleciona o modo como as curvas são desenhadas: modos interpolado (padrão), escada, esboço de barras, em setas e preenchido estão disponíveis por índices inteiros em [1:5].

mark_mode:

este campo contém o valor padrão da propriedade mark_mode. Deve ser "on" ou "off" (valor padrão).

mark_style:

este campo contém o valor padrão da propriedade mark_style. A propriedade mark_style seleciona o tipo de marca a ser exibida. o valor deve ser um inteiro em [0 9] que significa: ponto, sinal de mais, cruz, estrela, rombo preenchido, rombo, triângulo para cima, triângulo para baixo, trevo e círculo.

mark_size_unit:

este campo contém o valor padrão da propriedade mark_size_unit. Se mark_size_unit for ajustado para "point", então o valor de mark_size é diretamente dado em pontos. Quando mark_size_unit é ajustado para "tabulated", mark_size é computado em relação ao array de tamanho de fonte: logo, seu valor deve ser um inteiro em [0 5] que significa 8pt, 10pt, 12pt, 14pt, 18pt e 24pt. Note que param3d e funções puras do Scilab utilizam o modo tabulated como padrão; quando se utiliza a função plot , o modo point é automaticamente habilitado.

mark_size:

este campo contém o valor padrão da propriedade mark_size. A propriedade mark_size seleciona o tamanho de fonte da marca a ser exibida. Deve ser um valor inteiro em [0 5] que significa 8pt, 10pt, 12pt, 14pt, 18pt e 24pt (ver getmark).

mark_foreground:

este campo contém o valor da propriedade mark_foreground que é a cor da borda das marcas. O valor deve ser um índice de cor (relativo ao mapa de cores corrente).

mark_background:

este campo contém o valor da propriedade mark_background que é a cor da face das marcas. O valor deve ser um índice de cor (relativo ao mapa de cores corrente).

thickness:

este campo contém o valor padrão da propriedade thickness (espessura) das linhas utilizadas para desenhar os eixos e curvas. Deve ser um inteiro positivo.

foreground:

este campo contém o índice de cor utilizado para desenhar as curvas. O valor deve ser um índice de cor (relativo ao mapa de cores corrente).

clip_state:

este campo contém o valor padrão da propriedade clip_state. O valor pode ser:

  • "off" significa que todas as curvas criadas posteriormente não serão recortadas(valor padrão).

  • "clipgrf" significa que todas as cruvas criadas posteriormente serão recortadas fora do fora das fronteiras da entidade Axes.

  • "on" significa que todas as curvas criadas posteriormente serão recortadas fora do retângulo dado pela propriedade clip_box.

clip_box:

este campo contém o valor padrão da propriedade clip_box. É uma matriz vazia se clip_state é "off". Em outros casos, o recorte é dado pelo vetor [x,y,w,h] (ponto superior esquerdo, largura, altura).

user_data:

este campo pode ser utilizado para armazenar qualquer variável Scilab na estrutura de dados da entidade Param3d e recuperá-la.

parent:

esta propriedade contém o manipulador para a raiz. A raiz de uma entidade curvas 3d deve ser do tipo "Axes" ou "Compound".

Exemplos

a=get("current_axes");//obtendo o manipulador dos novos eixos criados
t=[0:0.1:5*%pi]';
param3d1([sin(t),sin(2*t)],[cos(t),cos(2*t)],[t/10,sin(t)])
  
a.rotation_angles=[65,75]; 
a.data_bounds=[-1,-1,-1;1,1,2]; //limites dados por data_bounds
a.thickness = 2;
h=a.children //obtendo o manipulador da entidade param3d: um Compound composto de duas curvas
h.children(1).foreground = 3 // primeira curva
curve2 = h.children(2);
curve2.foreground = 6;
curve2.mark_style = 2;

Ver Também

  • set — Ajusta um valor de propriedade de uma objeto entidade gráfica ou de um objeto Interface do Usuário (User Interface)
  • get — Recupera um valor de propriedade de uma entidade de gráficos ou um objeto Interface do Usuário.
  • delete — Deleta uma entidade gráfica e seus galhos
  • param3d — esboço 3d de uma curva parametrizada
  • param3d1 — esboço 3d de curvas parametrizadas
  • graphics_entities — Descrição das estruturas de dados de entidades gráficas

Autor

Djalel ABDEMOUCHE

<< param3d1 3d_plot plot3d >>

Copyright (c) 2022-2023 (Dassault Systèmes)
Copyright (c) 2017-2022 (ESI Group)
Copyright (c) 2011-2017 (Scilab Enterprises)
Copyright (c) 1989-2012 (INRIA)
Copyright (c) 1989-2007 (ENPC)
with contributors
Last updated:
Wed Oct 05 12:11:49 CEST 2011