Scilab Website | Contribute with GitLab | Mailing list archives | ATOMS toolboxes
Scilab Online Help
5.3.0 - Português

Change language to:
English - Français - 日本語 -

Please note that the recommended version of Scilab is 2024.0.0. This page might be outdated.
See the recommended documentation of this function

Manual Scilab >> Biblioteca de Gráficos > annotation > label_properties

label_properties

Descrição de propriedades da entidade Label (rótulo)

Descrição

A entidade Label é um galho da entidade Axes (de eixos). Quando uma entidade Axes é construída, os manipuladores das entidades Title e Label são criados juntos e são parte das propriedade da entidade Axes. Logo, as propriedades destes sub-objetos são editáveis via o manipulador da entidade Axes (ver gca e gda). Esta entidade define os parâmetros para impressão de rótulos:

parent:

esta propriedade contém o manipulador para a raiz. A raiz de uma entidade Label deve ser do tipo "Axes" .

Note que, por ora, a entidade Label é exclusivamente utilizada na construção de title, x_label, y_label e z_label.

visible:

este campo contém o valor da propriedade visible para a entidade. Pode ser "on" ou "off" . Por padrão, o rótulo é visível, o valor da propriedade é "on". Se "off" o rótulo não é impresso na tela.

text:

a matriz contendo os strings do objeto. As linhas da matriz são exibidas horizontalmente e as colunas verticalmente.

font_foreground:

este campo contém o índice de cor utilizado para exibir o rótulo text. Seu valor deve ser um índice de cor (relativo ao mapa de cores corrente).

foreground:

este campo contém a cor utilizada para exibir o rótulo e a linha ao redor da caixa, se houver. Deve ser um índice de cor (relativo ao mapa de cores corrente).

background:

este campo contém a cor a ser usada para preencher a caixa, se houver. Deve ser um índice de cor (relativo ao mapa de cores corrente).

fill_mode:

este campo toma valores "on" ou "off". Se "on" uma caixa é desenhada ao redor do texto com uma linha em sua borda e um plano de fundo.

font_style:

especifica a fonte a ser utilizada para exibir o rótulo. É um inteiro positivo fazendo referência uma das fontes carregadas. Seu valor deve estar entre 0, fazendo referência à primeira fonte, e o número de fontes carregadas menos um, fazendo referência à última fonte. Para mais informações, veja graphics_fonts.

font_size:

é um escalar especificando o tamanho dos caracteres exibidos. Se a propriedade fractional_font for "off", apenas a parte inteira é utilizada. Para mais informações, veja graphics_fonts.

fractional_font:

esta propriedade especifica se o texto será utilizado utilizando-se tamanhos de fonte fracionários. Seu valor deve ser "on" ou "off". Se "on", o valor em ponto flutuante de font_size é utilizado para a exibição e evita-se o serrilhamento da fonte. Se "off", apenas a parte inteira é utilizada e a fonte não é suavizada.

font_angle:

um escalar que permite girar o rótulo. A fonte é girada em sentido horário em um ângulo dado em graus. Note que mudar font_angle desabilitará automaticamente a propriedade auto_rotation.

auto_rotation:

se "on", o Scilab computa automaticamente o melhor ângulo de rotação para a exibição do rótulo. Se "off", o rótulo pode ser girado manualmente através da propriedade font_angle.

position:

este vetor 2d permite posicionar o rótulo na tela. A posição é armazenada em unidades de dados dos eixos. Note que mudar font_angle desabilitará automaticamente a propriedade auto_position.

auto_position:

se "on", o Scilab computa automticamente a melhor posição para a exibição do rótulo na janela de gráficos. Se "off", o rótulo pode ser posicionado manualmente através da propriedade position.

Exemplos

a=get("current_axes");
a.title
type(a.title)
plot3d()
a.x_label
a.y_label
a.z_label
xtitle("Meu título","meu rótulo de eixo x", "Volume","Mês") 

t=a.title;
t.foreground=9;
t.font_size=5;
t.font_style=5;
t.text="SCILAB";
   
x_label=a.x_label;
x_label.text=" Peso"
x_label.font_style= 5;
a.y_label.foreground = 12;

Autor

Djalel ABDEMOUCHE

<< captions annotation legend >>

Copyright (c) 2022-2023 (Dassault Systèmes)
Copyright (c) 2017-2022 (ESI Group)
Copyright (c) 2011-2017 (Scilab Enterprises)
Copyright (c) 1989-2012 (INRIA)
Copyright (c) 1989-2007 (ENPC)
with contributors
Last updated:
Wed Jan 26 16:24:40 CET 2011