Scilab Website | Contribute with GitLab | Mailing list archives | ATOMS toolboxes
Scilab Online Help
5.3.2 - Português

Change language to:
English - Français - 日本語 -

Please note that the recommended version of Scilab is 2024.0.0. This page might be outdated.
See the recommended documentation of this function

Ajuda Scilab >> Biblioteca de Gráficos > text > graphics_fonts

graphics_fonts

Descrição de fontes utilizadas em figuras gráficas

Descrição

Algumas entidades gráficas como Text, Axes, Label ou Legend exibem um ou mais strings em suas figuras gráficas. A aparência dos strings exibidos pode ser modificada especificando diferentes fontes e tamanhos de caracteres.

Mudando a fonte

Fontes utilizadas em figuras gráficas são selecionadas de um conjunto de fontes chamado fontes carregadas. Em outras palavras, as fontes carregadas são aquelas correntemente disponíveis em figuras gráficas. Uma lista destas fontes pode ser obtida utilizando-se a função xlfont sem argumento. Por padrão, o Scilab possui um conjunto de 11 fontes carregadas. Este conjunto pode ser modificado e estendido utilizando-se a função xlfont com um nome de fonte como argumento. A fonte carregada pode ser de um arquivo ou mesmo uma uma do sistema. Para conhecer a lista de fontes disponíveis no sistema, utilize o comando xlfont('AVAILABLE_FONTS'). Para mais informações sobre como manipular fontes, veja xlfont.

Aqui está a lista das 11 fontes padrões

Número da fonte Família de Fontes Negrito Itálico
0 Monospaced Não Não
1 ScilabSymbols Não Não
2 Serif Não Não
3 Serif Não Sim
4 Serif Sim Não
5 Serif Sim Sim
6 SansSerif Não Não
7 SansSerif Não Sim
8 SansSerif Sim Não
9 SansSerif Sim Sim
10 SansSerif Sim Sim

A fonte utilizada por uma entidade gráfica pode ser alterada através da propriedade font_style. Esta é um inteiro positivo fazendo referência a uma das fontes. Seu valor deve estar entre 0, fazendo referência à primeira fonte, e o número de fontes carregadas menos um, fazendo referência à última fonte.

A propriedade fractional_font controla o anti-serrilhamento da fonte. Seu valor pode ser 'on' ou 'off'. Se for 'on'a fonte é suavizada, em caso contrário, ela não é.

Mudando o tamanho dos caracteres

O tamanho do texto de uma entidade gráfica é modificado através da propriedade font_size. É um escalar especificando o tamanho dos caracteres exibidos.

O tamanho do caractere do Scilab é diferente do tamanho do caractere Java. Aqui está uma equivalência entre as duas escalas.

Tamanho Scilab Tamanho Java
0 8
1 10
2 12
3 14
4 18
5 24
6 30
7 36
8 42
9 48
10 54

O tamanho do caractere pode não ser um inteiro. Neste caso, o resultado depende da propriedade fractional_font da entidade. Se a propriedade fractional_font for 'on', então o tamanho da fonte é interpolado entre os dois inteiros mais próximos. Por exemplo, um tamanho de fonte 2.5 exibe caracteres com tamanho Java 13. Se a propriedade fractional_font for 'off', então a fonte exibida é truncada para a sua parte inteira. Por exemplo, um tamanho de fonte 2.5 exibe caracteres Java de tamanho 12.

Ver Também

  • xlfont — carrega uma fonte em um contexto gráfico ou pergunta a fonte carregada
  • graphics_entities — Descrição das estruturas de dados de entidades gráficas
<< getfont text stringbox >>

Copyright (c) 2022-2023 (Dassault Systèmes)
Copyright (c) 2017-2022 (ESI Group)
Copyright (c) 2011-2017 (Scilab Enterprises)
Copyright (c) 1989-2012 (INRIA)
Copyright (c) 1989-2007 (ENPC)
with contributors
Last updated:
Thu May 12 11:45:26 CEST 2011