Scilab Website | Contribute with GitLab | Mailing list archives | ATOMS toolboxes
Scilab Online Help
5.3.1 - Português

Change language to:
English - Français - 日本語 -

Please note that the recommended version of Scilab is 2024.0.0. This page might be outdated.
See the recommended documentation of this function

Ajuda Scilab >> Equações Diferenciais > ode_optional_output

ode_optional_output

descrição de saídas opcionais de solucionadores de EDOs

Descrição

Esta página descreve os valores mais importantes retornados nos argumento opcionais do lado esquerdo da função ode w e iw. São válidos apenas para os solucionadores de EDOs lsode, lsoda e lsodar. Para mais detalhes, pode se consultar os comentários dos códigos das subrotinas FORTRAN SCI/modules/differential_equations/src/fortran/lsod*.f.

w(11)

último tamanho do passo em t utilizado (sucessivamente).

w(12)

o tamanho do passo a ser tentado no próximo passo

w(13)

o valor corrente da variável independente alcançado pelo solucionador, i.e. o ponto de malha interno t corrente. Ná saída, tcur sempre estará pelo menos tão longe quanto o argumento t, mas pode estar mais longe (se foi realizada interpolação).

w(14)

um fator de escala de tolerância, maior que 1.0, computado quando se detecta requerer muita precisão (istate = -3 se detectado no início do problema, istate = -2, em caso contrário). Se itol for inalterado, mas rtol e atol forem uniformemente escalados por um fator de tolsf=w(14) para a próxima chamada, emtão supõe-se que o solucionador pode continuar. (o usuário também pode ignorar tolsf e alterar os parâmetros de tolerância de qualquer outro modo apropriado.)

w(15)

o valor de t no tempo da última alternação de método, se houver. Este valor não é significante com o solucionador lsode.

iw(10)

o número de avaliações de g para problema até então. Este valor é significante apenas para o solucionador lsodar.

iw(11)

o número de passos tomados para o problema até então

iw(12)

o número de avaliações de f até então

iw(13)

o número de avaliações do jacobiano (e de decomposições lu da matriz) para o problema até então.

iw(14)

a última ordem do método utilizada (sucessivamente).

iw(15)

a ordem a ser tentada no próximo passo

iw(16)

o índice do componente de maior magnitude no vetor de erro local ponderado ( e(i)/ewt(i) ), sobre um erro, retorna istate = -4 or -5.

iw(17)

o comprimento de w realmente requerido, supondo que o comprimento de rwork deve ser fixado para o resto do problema, e que a alternância pode ocorrer. Isto é definido sobre retornos normais e sobre um retorno de entrada ilegal para armazenamento insuficiente.

iw(18)

o comprimento de iw realmente requerido, supondo que o comprimento de iw deve ser fixado pelo resto do problema, e que a alternância pode ocorrer. Isto é definido sobre retornos normais e sobre um retorno de entrada ilegal para armazenamento insuficiente.

iw(19)

o indicador do método para o último passo realizado com sucesso. 1 significa adams (nonstiff), 2 significa bdf (stiff). Este valor não é significante com o solucionador lsode.

iw(20)

o indicador do método corrente. 1 significa adams (nonstiff), 2 significa bdf (stiff). Este é o método a ser tentado no próximo passo. Logo, difere de iw(19) apenas se uma alternância de métodos foi realizada. Este valor não é significante com o solucionador lsode.

<< ode_discrete Equações Diferenciais ode_root >>

Copyright (c) 2022-2023 (Dassault Systèmes)
Copyright (c) 2017-2022 (ESI Group)
Copyright (c) 2011-2017 (Scilab Enterprises)
Copyright (c) 1989-2012 (INRIA)
Copyright (c) 1989-2007 (ENPC)
with contributors
Last updated:
Thu Mar 03 11:00:28 CET 2011